4 vantagens e desvantagens de financiar imóveis

Quando o assunto é sonhar com a casa própria, milhares de brasileiros se perguntam como alcançar essa meta, levando em consideração preço, comodidade e a garantia de segurança do investimento.

Dentre as principais maneiras de comprar o seu imóvel, o financiamento imobiliário se torna uma das primeiras alternativas quando o assunto é ganhar velocidade na conquista do sonho da casa própria. Porém, há controvérsias e decidimos 4 vantagens e desvantagens de financiar imóveis para para orientar você na melhor escolha. Vamos lá?

Vantagens

 

1. É descomplicado

O financiamento imobiliário se trata de organizar documentos e aprovar junto ao banco. Ainda que para ter em mãos todos os documentos exija tempo e paciência, é possível comprar o seu imóvel em poucos passos.

2. Pronto para morar

A partir do momento em que você encontra o imóvel perfeito para morar, você não precisa passar anos juntando dinheiro para adquirir e só depois passar a morar. Com toda a documentação em mãos, você leva aproximadamente um mês para ter um apartamento novo para chamar de seu.

3. Parcelas mínimas

Muitas vezes o valor da parcela do imóvel corresponde ao aluguel atual que está pagando. Por isso, o financiamento imobiliário se torna tão vantajoso. Você troca uma despesa por um investimento de longo prazo.

4. Uso do FGTS

O governo permite a retirada do recurso para circunstâncias específicas, como a compra de um imóvel. O valor é usado principalmente como entrada ou para liquidar parcelas ao longo do contrato.

Desvantagens

 

1. Comprometimento da renda familiar

Segundo entrevista da Exame Invest, o presidente da Amspa sugere que reserve não mais do que 20% da renda familiar, se essa for superior a R$ 10 mil.

O financiamento imobiliário requer o investimento mês a mês, por anos, por isso se faz necessário delimitar o orçamento familiar para não prejudicar outras áreas financeiras.

2. Pagamento estendido

O investimento em um imóvel financiado leva tempo na maioria das vezes, podendo transgredir os 10 anos. Apesar disso facilitar o pagamento do imóvel, o longo prazo pode ser um fator de risco diante da perda de um emprego, por exemplo.

3. Desvalorização do dinheiro

Antes de comprar um imóvel é importante estudar o histórico da região e garantir que haverá crescimento econômico e urbanístico. Além de valorizar o imóvel, abre possibilidades de revenda no futuro.

4. Taxa de juros

Em alguns casos, a taxa de juros pode ser fator de aumento expressivo das parcelas. Isso pode gerar, além do custo alto, mais atrasos até o fim da liquidação do financiamento. Se possível, reduza ao máximo a quantidade de parcelas.

Como qualquer investimento, o financiamento imobiliário tem prós e contras. Ter um apartamento próprio é muito mais vantajoso quando conta com um complexo de benefícios ao redor.

Além das plantas inteligentes, o Gran Life possui uma área de lazer no condomínio e um shopping integrado para facilitar a sua vida, tornando o investimento a certeza de uma ótima escolha. Não perca a chance de morar no empreendimento mais inovador de Anápolis!

Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *