5 dicas para não errar na gestão do seu consultório médico

dicas para não errar na gestão do seu consultório médico

Foi-se o tempo em que para manter um consultório ou clínica funcionando bastava apenas ter conhecimento médico. Além de atender o paciente com excelência e de maneira humanizada, o profissional da saúde também pode ser um bom gestor, afinal, seu consultório também é uma empresa que precisa gerar receita, caso contrário, coloca em risco sua atividade. E quando se trata de dinheiro, ninguém quer perder.

Pensando nisso, neste artigo vamos listar 5 dicas valiosas para que você possa administrar melhor o seu negócio e obtenha retornos satisfatórios. Continue acompanhando!

  1. Padronize o atendimento do seu consultório médico

Imagine comigo, quando você vai ao restaurante certamente observa o atendimento desde a chegada no local, até o pagamento da conta. No seu consultório não seria diferente, os pacientes avaliam desde o agendamento da consulta, até o momento em que vão embora. Sendo assim, padronizar todas as etapas do atendimento para que haja um protocolo é fundamental, pois, a prioridade de um paciente em emergência é diferente de um paciente que está fazendo uma consulta de rotina. Assim, você manterá a qualidade no atendimento e irá seguir as normas de assistência médica. Então, a dica é: treine sua equipe para que atendam de maneira impecável. 

  1. Utilize a tecnologia a favor do seu consultório médico

Esqueça os caderninhos e papéis! Modernize o seu consultório utilizando a tecnologia para otimizar os processos internos, desde o agendamento da consulta até a entrega dos exames. Com isso, você prestará um serviço satisfatório e irá fidelizar os seus pacientes.

  1. Não misture contas pessoais com as contas do seu consultório médico

Misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa é dos erros mais comuns. Pagar uma conta do seu negócio com o dinheiro do seu próprio bolso pode parecer inofensivo, mas dessa maneira, você acaba ignorando a saúde financeira do seu consultório. Por isso, administre as entradas e saídas para realizar um controle financeiro e mensurar o crescimento e lucratividade da sua empresa.

  1. Defina metas para seu consultório médico 

Assim como em qualquer outra empresa, um consultório também possui a necessidade de definir metas para aumentar a produtividade e garantir o seu funcionamento, e buscar meio de alcança-las. O gestor médico precisa traçar estratégias para atrair mais pacientes, fazendo com que o negócio cresça com prosperidade. 

  1. Invista em uma boa gestão de pessoas

Profissionais engajados contribuem para o sucesso de qualquer negócio. Se tratando da gestão de consultório médico, é imprescindível que os colaboradores estejam integrados e preparados, pois um erro na entrega de um exame, por exemplo, pode gerar transtornos. Sendo assim, trabalhe uma comunicação clara e transparente, receba feedbacks positivos ou negativos e invista na qualificação constante de sua equipe. 

Para concluir, um médico também é um empreendedor e a saúde do seu consultório deve ser acompanhada de perto. E se você procura um lugar completo para instalar seu negócio, conheça o GRAN LIFE Medical e Business! Este empreendimento tem tudo o que você e seus pacientes precisam: salas apropriadas, auditório, sala de reunião e de treinamento, pulmão na recepção para triagem de pacientes integrado ao shopping e área verde. E mais: tudo isso com o melhor custo benefício e no centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *