Como avaliar um imóvel: entenda agora os principais critérios

Como avaliar um imóvel

A compra de um imóvel representa a concretização de um sonho, uma das aquisições mais importante na vida de muitas pessoas. Por esse motivo, é fundamental ter o máximo de cuidado durante todo o processo.

É importante destacar que toda e qualquer avaliação imobiliária requer conhecimento de mercado e bom senso para avaliar  se a negociação imobiliária é rentável.

Quer saber como avaliar os principais pontos na hora de fechar um negócio em  um empreendimento imobiliário? Então confira as nossas dicas!

  • Fique por dentro do mercado 

O primeiro requisito para avaliar um imóvel, é conhecer o mercado local. Tenha um  corretor de confiança e fique  atento às constantes mudanças e inovações deste mercado,, para saber quais os tipos de imóveis estão em alta.

Um outro ponto importante é ter uma boa noção dos valores praticados na região e os últimos lançamentos realizados no mercado. 

  • Primeiro avalie o local  e depois a edificação ou projeto arquitetônico.

Pesquise os últimos lançamentos da região e faça uma avaliação da sua rotina, para entender se o produto/empreendimento vai de encontro com uma vida mais prática, com mais conforto, comodidade e conveniência. Veja se o projeto arquitetônico é moderno e se os itens de sua edificação estão atualizados em relação às inovações do mercado da construção civil.

Feito isso, avalie a edificação. Considere o estado de conservação e itens de acabamento, a arquitetura e o tempo de construção. Quanto mais antiga a construção, menor o valor de avaliação. Verifique também ruídos, infraestrutura do bairro, posição em relação ao sol, ventilação e vizinhança. Tudo isso pesa na hora de avaliar o imóvel!

  • Faça avaliações por comparação

Para avaliar um imóvel de forma justa e coerente é fundamental que se conheça muito bem sua localização, além de conhecer bem todos os pontos positivos e negativos da edificação. Depois disso, é recomendável comparar o imóvel avaliado com outros parecidos.

Cumpre destacar que um corretor convencional só tem permissão para avaliar imóveis através do método comparativo. Para fazer avaliações técnicas é preciso contratar um corretor especializado que tenha o curso de Técnico em Avaliação de Imóveis, normalmente oferecido pelo Secovi Estadual.

  • Transparência nos critérios de avaliação e negociação

Em uma boa negociação sempre prevalece a transparência e a ética como ponto fundamental para os dois lados. Muitas vezes, o cliente já tem uma avaliação prévia e um preço preestabelecido para compra do seu imóvel. Se isso acontecer, procure entender a necessidade de ambas partes, para que a negociação seja conduzida em um clima produtivo e flexível. . Se o valor estiver muito acima do mercado, alerte-o com delicadeza e diga que ele pode enfrentar dificuldades na comercialização do imóvel.

Trabalhe sempre com feedbacks que sejam construtivos e prefira um tom ameno e uma linguagem acessível para conduzir o processo da melhor forma possível. Provavelmente o proprietário do empreendimento ou imóvel será receptivo aos seus conselhos se a sua abordagem for adequada.

Isso pode te ajudar muito na realização de uma ótima negociação.

Agora que você já sabe como avaliar um imóvel, conheça o Gran Life e faça um bom negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *