Entenda como o aluguel pode ser uma fonte de renda segura

Aluguel pode ser uma fonte de renda segura

Seja em tempos de bonança ou de crise econômica, a locação de imóveis é um investimento seguro e rentável. Para o proprietário, além da renda que gera, alugar o imóvel protege o patrimônio da inflação e é uma garantia para o futuro.

Confira neste artigo como o aluguel pode ser uma fonte de renda segura, compare com outros investimentos e tire suas dúvidas.

Garantia de renda

Colocar um imóvel para alugar representa um importante complemento de renda. Trata-se de um ganho mensal garantido, que não pode ser desprezado. E, se você já tem outra fonte de rendimentos, os ganhos gerados pelo aluguel do seu imóvel podem virar um belo pé de meia, que você pode utilizar inclusive na aquisição de novos imóveis, ampliando sua capacidade de investimento.

Cobertura das despesas

Financeiramente, o aluguel não é importante apenas para garantir uma renda ao proprietário. Um imóvel desocupado gera custos como o IPTU, condomínio e outras taxas, além da manutenção regular. Sem a locação, ao longo de um ano, essas despesas podem impactar de forma importante nas suas finanças.

Ao alugar o imóvel, a maioria desses custos é repassada ao inquilino. Você terá despesas apenas em alguns itens de manutenção que cabem ao proprietário do imóvel, como reformas que representem acréscimo na estrutura do imóvel ou despesas extraordinárias de condomínio.

Proteção contra a inflação

Investir em imóveis para alugar é uma forma segura de proteger seu capital da inflação. Isso porque, na maioria dos casos, o reajuste dos aluguéis está atrelado ao IGP-M, indicador que mede a inflação no país.

Boa perspectiva de liquidez

Dependendo do perfil do seu imóvel, a liquidez do investimento no aluguel pode ser alta. Imóveis menores, de até dois quartos, costumam ficar pouco tempo desocupados. Já casas ou imóveis maiores podem dar mais trabalho para prospectar inquilinos. Claro que há alguns fatores que podem fazer esse resultado variar, como a localização e estrutura dos imóveis, por exemplo.

Contar com a assessoria de uma boa imobiliária também é importante para reduzir o tempo em que o imóvel fica desocupado, sem gerar renda para o proprietário.

Oportunidade de renda passiva

Você sabe o que é renda passiva? Trata-se daqueles rendimentos aferidos por meio de atividades que possibilitam o lucro sem a necessidade da dedicação do seu tempo. E o aluguel de imóveis se enquadra perfeitamente nesta modalidade, já que não exige envolvimento direto do proprietário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *