Mercado imobiliário para terceira idade: motivos para investir

Mercado imobiliário para terceira idade: motivos para investir

Dados recentes do IBGE mostram o significativo e acelerado envelhecimento da população brasileira, com uma expectativa de vida que chega a atingir até 80 anos em alguns Estados.  Já um estudo da GfK Brasil mostrou que os idosos já representam 17% do poder de compra no País. Além disso, 88% dos brasileiros acima de 60 anos possuem renda própria, segundo a empresa de pesquisa.

Estas informações nos mostram uma crescente importância deste público no mercado consumidor, e claro, também no mercado imobiliário.  Foi-se o tempo da imagem do “velhinho” aposentado pendurando as chuteiras e passando o dia de pijama assistindo televisão. Se atualmente este já é um cenário inimaginável, imaginemos daqui alguns anos. Mas, como o mercado imobiliário pode se preparar para atender esse público e vender imóveis?

Perfil do cliente

Até 2014, os idosos brasileiros formavam um grupo de 15 milhões de consumidores (14% da população adulta), que deve chegar a 30 milhões até 2020. Com o grande poder de compra da terceira idade, o corretor de imóveis poderá se deparar com esse perfil de cliente em seu dia a dia.

O primeiro passo para que esse atendimento se transforme em negócio fechado é entender o perfil do cliente, qual sua motivação para buscar um imóvel nesta etapa da vida?

Em alguns casos, ele pode estar vendendo o imóvel maior, que abrigou a família ao longo dos anos, para comprar um menor e usar o dinheiro restante para investir em outra coisa.

Se estiver vendendo um imóvel para a terceira idade, que o próprio comprador irá morar, é necessário se atentar a dois aspectos, que farão a diferença:

  • Localização: Idosos tendem a buscar uma vizinhança tranquila, e com serviços básicos nas proximidades (que seja possível ir a pé), como padaria e farmácia. Eles também podem buscar por regiões, por ser mais fácil de se deslocar;
  • Estrutura: Imóveis com pouca ou sem escadas e banheiros com piso antiderrapante e barras de segurança poderão ser levados em consideração por este público;
Vantagens de trabalhar com este perfil de cliente

Se você decidiu trabalhar com este perfil de cliente, ou o próprio mercado trouxe essa demanda, listamos abaixo algumas vantagens de investir na terceira idade:

Os idosos estão cada vez mais informados sobre seus direitos e buscam por qualidade de vida. Eles não se importam em pagar um valor mais alto, desde que o produto seja bom”, afirma Natani Carolina Silveira, pesquisadora pela USP e professora doutora na área de marketing para a terceira idade.

  • Maiores chances de fechar o negócio a vista: Além da dificuldade de financiamento, ainda existe uma autonomia financeira deste público, onde apenas 5% dos idosos e 2% das idosas relatam viver com dificuldades financeiras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *