Taxa Selic em 2% ao ano: entenda os impactos no mercado imobiliário

Taxa Selic em 2% ao ano

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é a taxa de juros básica da economia brasileira. Isso significa que ela influencia todas as demais taxas de juros do país, como as taxas de empréstimos financiamentos e de retorno em aplicações financeiras.

Basicamente, a taxa Selic serve como uma referência para a economia do Brasil, ou seja, uma ferramenta para controlar a inflação do país que pode ser entendida como um indicador da nossa situação econômica.

Como a Selic afeta na compra de um imóvel?

Como dissemos anteriormente, a taxa Selic afeta diretamente a economia do país. Mas, afinal, como isso impacta na compra do seu imóvel? É simples: quando a taxa Selic cai, os juros de financiamento também caem, facilitando o acesso ao tão sonhado imóvel próprio.

Ou seja, quanto menor for a Selic, menor o custo de financiamento, ficando mais barato tomar dinheiro emprestado dos bancos. E essa queda impacta diretamente no setor imobiliário, visto que os juros menores facilitam o financiamento e geram oportunidades para quem deseja conquistar o imóvel próprio.

Como está a taxa Selic hoje?

A Selic começou a cair em outubro de 2016, quando o comitê responsável decidiu mantê-la em 14% e a queda continuou nos anos seguintes. Durante o segundo semestre de 2019, a Selic foi reduzida sucessivamente, chegando em dezembro no menor valor registrado até então: 4,5%.

Em maio de 2020 essa taxa se encontrava em 2,25%. No entanto, na última semana o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual. A decisão levou o percentual para 2% ao ano – o mais baixo da história.

Essa redução significativa da taxa Selic é uma tentativa do governo de recuperar a inflação e reduzir os impactos causados pelo Covid-19 na economia. Em outras palavras, é um estimulo para melhorar a economia do país.

Agora que você já entendeu o que é a taxa Selic e como este cenário está favorável à compra do seu tão sonhado imóvel, que tal agendar uma visita conosco e investir no primeiro empreendimento de uso misto de Anápolis? Esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *